Como pedir vinho num restaurante
Escolher um vinho num restaurante pode por vezes ser algo confuso e desconfortável. Para tornar esse momento mais fácil, devemos ter conta 7 etapas, que nos ajudarão a fazer boa figura.
1. conheça o seu limite
Devemos sempre ter ideia do quanto queremos pagar por um vinho, e se optamos por uma garrafa ou pelo serviço de vinho a copo.
2. saiba com que vai partilhar
Quer estejamos acompanhados por 2, 5 ou 10 pessoas, devemos ter em conta quantas pessoas vão beber vinho. Perguntar aos acompanhantes se gostam mais de branco ou tinto, e qual a região favorita, também é boa prática.
3. o prato também conta
Na hora de harmonizar, a escolha pode tornar-se um pouco complicada. O prato servido é algo que deve ser tido em conta. Para deixar todos satisfeitos, pode optar por um espumante. Ou, porque não pedir um vinho de entrada e depois um vinho para acompanhar a refeição?
4. consulte quem sabe
Peça ajuda ao escanção do restaurante. Ninguém melhor para o aconselhar. Conhece a carta de vinhos melhor do que ninguém e acaba por escolher o vinho certo para o seu momento.
5. perceba se o vinho está em boas condições
Se a rolha não lhe for facultada, peça para a ver, apenas para verificar se não está ressequida ou partida. Estar danificada pode indicar que o vinho pode apresentar algum problema e que não estava guardado da melhor forma.
Cheirar e provar o vinho antes de dar a ordem para continuar a servir os restantes também é importante. Veja se o vinho está limpo e brilhante; no nariz, sinta apenas que não há aromas estranhos (a vinagre, cheiro a rolha, etc). Na boca verifique se o vinho não está quente. Se acontecer, peça para trocarem a garrafa ou o vinho.
6. acompanhe com água
Nunca peça um refrigerante para acompanhar o vinho. Acompanhar com água, com ou sem gás, é sempre melhor solução.
7. desfrute do momento e da companhia.